Com o tema “Admirável Mundo Novo: não há trabalho sem direitos”, a Rede Lado promove mais uma edição do seu seminário anual, nos dias 17 e 18 de agosto, no Hotel Radisson, em São Paulo. O objetivo é provocar novas reflexões sobre o mundo do trabalho, da tecnologia, dos direitos e da informalidade, entre outras questões que atingem direta ou indiretamente quem vive do trabalho. A ideia é fazer com que mais pessoas se interessem pelo assunto e, junto à Rede Lado, construam saídas em defesa da classe trabalhadora.
Neste ano completa oito décadas da criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), considerada um dos primeiros instrumentos de inclusão social do Brasil. Hoje, o desafio é manter a legislação atual, mesmo com um cenário de mudanças profundas nas relações de trabalho com terceirizações, pejotização e uberização da mão de obra. A CLT é a principal lei trabalhista, com aproximadamente 43 milhões de brasileiros englobados/integrados. Neste primeiro semestre de 2023, o número de trabalhadores sem carteira assinada bateu o recorde: 59 milhões estão sem amparo, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística).
Participam das discussões do Seminário pelo escritório Machado Silva & Palmisciano, Gisa Nara Machado Silva e Lara Machado Luedemann. A expectativa de Lara é compreender os últimos 80 anos da luta dos direitos trabalhistas sob à luz da CLT, entendendo o cenário atual e a enorme crise social-laboral em que o país se encontra.
“Através das exposições dos palestrantes e da troca entre advogados, juristas, sindicalizados e trabalhadores esperamos a comunhão das forças desses diversos setores para o enfrentamento da máquina capitalista que cada vez mais flexibiliza e elimina direitos trabalhistas que foram conquistados com muita luta da classe trabalhadora”, complementa a advogada.
Outro objetivo é compartilhar o conhecimento e a prática com os diversos setores e atores da sociedade, afinando, assim, interesses e objetivos em comum, possibilitando uma articulação que seja capaz de frear os desmontes ocorridos pela mentalidade capitalista neoliberal, através da deslegitimação de direitos já garantidos e conquistado pelo proletariado.
Mais informações e inscrições para o seminário em: https://lado.net.br/rede-lado-promove-seminario-admiravel-mundo-novo-nao-ha-trabalho-sem-direitos-no-ano-em-que-clt-completa-oito-decadas/