Reconhecer o assédio moral nas relações de trabalho e acadêmicas é de extrema importância no mundo atual. É um mal que deve ser identificado e combatido, pois é uma situação cada vez mais comum nas relações laborais. Esses são alguns dos motivos que levaram a Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) a promover, no dia 20 de outubro, às 14 horas, a atividade “Assédio Moral: o que precisamos saber”. A ideia é debater o assunto para entender quais práticas configuram assédio, suas consequências jurídicas, psicológicas e administrativas, além de como evitá-lo para tornar o ambiente de trabalho mais saudável.
O debate faz parte da programação do Outubro Docente, evento organizado em homenagem ao Dia do Professor com o propósito de debater os desafios contemporâneos da docência universitária. “Assédio Moral: o que precisamos saber” será realizado de forma híbrida no Bloco G, sala G-122, com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube do Centro de Tecnologia e contará com tradução simultânea em Libras.
A mediação da mesa será realizada pela professora Andréa Salgado, vice-diretora da Escola de Química, e participam do debate a psicóloga e coordenadora técnica do Núcleo Psicossocial Acolhe/Coppe, Josiane Barros; a advogada e integrante do Coletivo Nacional de Advogados de Servidores (CNASP), Ana Luísa Palmisciano, sócia majoritária do MSP; a diretora do Núcleo de Bioética e Aplicada e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC), Marisa Palácios, e a diretora de Gestão de Pessoas da Coppe, Vanda Borges. O assédio se manifesta de diferentes formas, mas uma das características principais é a exposição de pessoas a situações constrangedoras e humilhantes no exercício de suas atividades.